21 Easter Eggs | Viva – A Vida é uma Festa

Viva – A Vida é uma Festa (Coco) já está disponível em DVD e Blu-ray no Brasil e agora sim podemos olhar com mais calma para os detalhes e easter eggs escondidos no filme, já que no cinema não é tão fácil, né?
=D

Reunimos aqui 21 easter eggs do filme com a história da viagem de Miguel ao mundo dos mortos! Confira se você conseguiu achar todos estes, pois com certeza, é quase impossível identificarmos todos! =)
Clique nas imagens para ver em tamanho maior.

Logo no início do filme, Miguel veste uma camiseta cinza, com uma bola e a palavra México estampadas. É uma referência à Copa do Mundo de Futebol de 1970, realizada no país.

Um dos primeiros easter eggs apresentados no altar das oferendas aos mortos, é um alebrije miniatura do Nemo. O mesmo alebrije também está presente na banca com alebrijes por onde Miguel passa antes de encontrar com Dante, pela primeira vez no filme.

A tão aguardada aparição da caminhonete do Pizza Planet também aconteceu em Viva – A Vida é uma Festa/Coco. A rede de pizzarias famosa desde sua primeira aparição em Toy Story, ganhou sua versão latina e no filme é Pizza Planeta! =D

Os alebrijes, apesar de não fazerem parte do folclore da festa mexicana de Dia de Los Muertos, também estão presentes e são parte importante da história, desempenhando papel de guias espiriruais. Nesta cena são “apresentados” no filme, quando Miguel passa por uma banca repleta deles. Pepita, aparece ali duas vezes. O pequeno alebrije do Nemo também está nesta cena. O interessante é perceber que quase todos os alebrijes desta banca, também aparecem como criaturas vivas no mundo dos mortos.

As famosas pinhatas (em espanhol piñata) ou pichorras são uma tradição ibérica surgida na Espanha e Portugal, porém muito difundida nos países latinoamericanos, especialmente no México. É uma brincadeira comum em festas e festejos, particularmente em aniversários. É um recipiente inteiramente coberto de papel maché, papel de seda e crepom, recheado de balas e doces, que o aniversariante vendado, tenta acertar com um bastão para que os doces caiam. No filme, e no México, existem diversas pinhatas com formato de personagens da Pixar. Em Viva/Coco, há pinhatas com formatos de Buzz Lightyear, Woodym Mike Wazowsky, Hamm (porquinho de Toy Story) e Johnny Worthington (personagem de Universidade Monstros).

O famoso código A113 (referência ao número de uma das salas de animação da universidade Cal Arts | California Institut of Arts) também está presentente em Viva/Coco. Conseguimos identificá-lo 2 vezes no filme. Nas capas dos LPs do Ernesto De La Cruz e na porta da sala do Departamento de Problemas de Família na Terra dos Mortos.

 

Olhem o que encontramos no Ateliê da Rivera – Família de Sapateiros! A bota do Woody, nosso Cowboy favorito!

Percebemos que a vinheta do logo do filme é composto pelas folhinhas presentes no bordado em uma das toalhas do altar de oferendas da Família Rivera e pelos violões que adornam a fivela do cinto do avô do Miguel, que pode ser visto no retrato. A ideia da vinheta provavelmente representa a (re)união da família e da música na Família Rivera.

Os primos de Miguel, os gêmeos idênticos Benny e Manny, usam tênis com motivos do personagem Relâmpago McQueen, de Carros! <3

Na cena em que a avó de Miguel joga no chão os ítens da coleção sobre Ernerto de La Cruz, identificamos que a vitrola/toca-discos é muito semelhante à de Toy Story 2, integrante da coleção relativa ao Xerife Woody. Legal, né?

La Catrina é uma das personagens principais do folclore de Dia de Los Muertos no México. Ela representa uma dama da alta sociedade do início do século XX. A figura tem o simbolismos de lembrar que independente da classe social, a morte chega para todos. No filme ela é a personagem que ajuda Miguel à sair da cova onde caiu logo depois de tentar pegar o violão de Ernesto de La Cruz. É a primeira personagem do Mundo dos Mortos a interagir com Miguel.

No Departamento de Problemas de Família na Terra dos Mortos a atendente que conversa com Mama Amélia, utiliza um computador Apple Macintosh de 1984. A ideia era mostrar que no Mundo dos Mortos a tecnologia utilizada seja obsoleta. =D

Ainda no Departamento de Problemas de Família na terra dos Mortos, os mapas que estão na sala A113, são de 1847. O mapa mostra a configuração territorial dos Estados Unidos do México, que ainda tinham parte do atual território dos Estados Unidos que inclui a Califórnia, Novo México e Texas.

No mundo dos Mortos, quando Miguel vai com Hector ao prédio onde Ernesto de La Cruz estaria ensaiando para sua apresentação. Ali Miguel passa pelo pintor e importante artista mexicano Diego Rivera, que tembém foi casado com Frida Kahlo.

A Luxo Junior Ball, a bola que também é símbolo da Pixar Animation, também faz sua discreta aparição em Viva – A Vida é uma festa! *-*

Como não poderia deixar de ser, ao falar do México, a artista Frida Kahlo também está representada no filme. Frida tem participação na história como artista responsável pela performance de abertura do show de Ernesto De La Cruz. No Mundo dos Mortos, assim como na vida da artista, Frida tem a companhia de macacos, que no filme são seus alebrijes e agem como guias espirituais.

O músico Gustavo, que faz parte do grupo de músicos que estão insaiando com Frida Kahlo, tem no no Brasil a voz do músico e vocalista Rogério Flausino. Você reconheceu a voz?

É tradição que os filmes da Pixar Animation, sempre tragam algum easter egg do filme sucessor nos cinemas. Neste caso Os Incríveis 2 também estão presentes em Viva – A Vida é uma Festa. A família de super-heróis foi representada em versão esqueleto em um poster-mural no mundo dos mortos.

 A camiseta do Syd, o vizinho problema do Andy em Toy Story, também está presente no filme. Um músico alternativo veste uma versão da camiseta de caveira em Viva/Coco.

Michael Giacchino o compositor das trilhas sonoras de Os Incríveis, Os Incríveis 2, Ratatouille, Up – Altas Aventuras, DivertidaMente e Viva – A Vida é uma Festa também foi homenageado na produção. Ele é o maestro regente da orquestra de músicos durante a apresentação/show de Ernesto De La Cruz no Mundo dos Mortos.

E o último Easter egg é praticamente uma surpresa apenas no Brasil. Quando o estúdio divulgou o nome do filme, muito perguntou-se sobre o significado de Coco. Especulou-se que poderia referir-se à uma espécie de monstro folclórico como a nossa Cuca. Também achamos que coco podia ser uma referência ao crânio/cabeça. Mas a verdade é que Coco é o apelido da Bisavó de Miguel, a Mamá Inês. Como no Brasil o filme teve mudança de título para Viva – A Vida é uma Festa, e alterações de nomes de alguns personagens, como a Mamá Inês, muitas pessoas não entendiam o significado do título original.

E você, curtiu os easter eggs de Viva (Coco)? Agora é só colocar o seu DVD/Blu-ray no player e procurar por estes e muitos outros! 😉

O Blu-ray, Blu-ray 3D e DVD do filme está disponível para compra nas melhores lojas! Se você não tem, corra e garanta já o seu!

Você pode gostar...