25 anos do Pixar RenderMan

A Pixar Animation Studios anunciou ontem, dia 3 de junho de 2013, a comemoração dos 25 anos do software Pixar RenderMan e de suas contribuições pioneiras e revolucionárias na computação gráfica para a indústria do cinema.

Utilizado em 19 dos 21 mais recentes vencedores do Oscar de Efeitos Visuais, o RenderMan é o padrão da indústria de produção de filme e foi homenageado com diversos prêmios de inovação tecnológica pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Originalmente baseado na arquitetura de renderização REYES (quando os fundadores da Pixar eram integrantes do Grupo de Pesquisas em Computação Gráfica da LucasFilms- 1984) e RSL – RenderMan Shading Language/Linguagem de Sombreamento RenderMan, o Pixar RenderMan tornou-se um renderizador híbrido que possui o mais diversificado e flexível conjunto de ferramentas disponível atualmente.

Este ano com as produções Universidade Monstros e O Guarda-chuva Azul, da Pixar, o software apresenta novos níveis de realismo fotográfico, incluindo os principais avanços de iluminação, diretamente relacionados aos avanços tecnológicos no sistema RenderMan para a criação de iluminação global baseada em física plausível. A próxima versão do RenderMan Pro Server 18.0 baseia-se nesses novos recursos e possibilidades, evoluindo para atender aos crescentes desafios na geração de efeitos visuais e produção de animação computadorizada.

Para celebrar o 25º aniversário do RenderMan a Pixar está iniciando uma série de eventos comemorativos, começando em junho deste ano por um evento exclusivo no MIFA – evento de mídia para o mercado de animação – do Festival Internacional de Annecy (França), incluindo uma apresentação “atrás das câmeras”/bastidores com destaque para as técnicas utilizadas no desenvolvimento da arte/produção de Universidade Monstros e O Guarda-chuva Azul. Em particular, esta apresentação irá demonstrar as mais novas ferramentas cinematográficas do RenderMan para iluminação e sombreamento fisicamente plausível.

Os participantes do evento, especial para a indústria de animação, também poderão aproveitar de acesso promocional ao software e ao RenderMan On Demand – a maior fazenda de renderização do mundo.
Ao longo do ano de 2013, uma série de outros eventos especiais irá explorar como o RenderMan continua a mudar a forma como os filmes são feitos e demonstrar como o programa agora está acessível a todos.

Via Pixar • RenderMan

Você pode gostar...