Um diretor estreante e um novo olhar sobre a Pixar

Saschka Unseld na Pixar  |  Foto de Chris Mueller

Desde 1998, em Vida de Inseto, todos os filmes da Pixar estreiam com um curta-metragem que, embora às vezes seja experimental em sua estrutura e animação, sempre tentavam puxar a estética do estúdio, um passo adiante, por meio do desenvolvimento de uma técnica de animação, plugin ou efeito especial que seria utilizado nas produções.

Este mês de junho, o mais recente longa-metragem da Pixar, Universidade Monstros, também estreia acompanhado de um curta. Mas O Guarda-chuva Azul / The Blue Umbrella é diferente. É a primeira tentativa do estúdio com animação fotorrealista e seu diretor é o primeiro a vir de um departamento que não seja o de história/roteiro, e sim de um departamento técnico como o de câmera e encenação. Fãs da Pixar e de animação, conheçam Saschka Unseld.

Atuando com integrante de departamentos técnicos na Pixar, Unseld trabalhou em filmes como Toy Story 3, onde passou meses ajustando os rostos horrorizados de Woody e seus amigos quando eles se aproximavam do incinerador, “uma época escura”, como ele chama. Na Pixar qualquer pessoa pode enviar ideias de curta-metragem e Unseld tinha uma, baseada em uma foto, gravada em sua memória, de um guarda-chuva abandonado na rua. Várias pessoas na Pixar gostaram o suficiente da ideia para enviá-la para John Lasseter, que aprovou a história. Assim nasceu O Guarda-chuva Azul/The Blue Umbrella.

@rainycitytales3

Unseld disse que tentou criar a mágica que só pode ser alcançada quando a história se passa em nossa realidade “mundana” – a magia se realizou com novas técnicas de iluminação, captura de movimento, e incontáveis horas de computação (alguns frames levaram cerca de 30 horas para serem renderizados). “Não existem limites para como a animação possa parecer e transmitir sentimentos”, disse Saschka Unseld. “Estou interessado em motivar/causar percepções/sentimentos nas pessoas por meio da animação.” Mesmo que apenas por 6 minutos e 45 segundos.

O Guarda-chuva Azul estreia nos cinemas, dia 21 de junho de 2013, antes da exibição de Universidade Monstros.

Clique aqui para ler outros posts sobre O Guarda-chuva Azul e o diretor Saschka Unseld.
Via

Você pode gostar...