Universidade Monstros | Algumas considerações


Universidade Monstros é uma explosão. Isso mesmo, uma explosão! A quantidade de detalhes usados para construir o universo da história de Mike e Sulley é impressionante. Um banquete visual tão intenso que, para o fã, chega a dar agonia e pena (no bom sentido) de não conseguirmos “experimentar” e observar calmamente cada um dos detalhes. 
A busca por personagens já conhecidos em sua sequência e easter eggs tradicionais da Pixar é uma tarefa bastante complexa. Confesso que deixei escapar a bola da Pixar e a caminhonete do Pizza Planet e basicamente só “pesquei” o A113.
Esteticamente o 14º longa-metragem é realmente impecável. Luzes, texturas, cenários fotografia, trilha sonora, muito bons. Um universo extremamente coerente e crível, onde nada está colocado no lugar errado. O visual retrô dos objetos de cena, relativamente maiores e rudimentares que seus sucessores, é extremamente bem desenhado e pensado para que a “transição” para o segundo filme seja natural e quase imperceptível.
É claro que você deve estar se questionando que eu só estou falando o óbvio sobre a Pixar e suas produções, mas veja bem, estas são apenas algumas observações (o ponto de vista de um fã que praticamente todos os dias fica mergulhado no universo pixariano, para atualizar este blog), e não uma crítica.
Mas continuemos com as considerações. Na minha opinião o filme demora um pouco para entrar no ritmo, e sua primeira parte parece lenta. Sobre isso tenho uma teoria: eu vi TODOS os clipes, trailers, making of e tudo o mais que foi disponibilizado na internet sobre a produção e a grande maioria dos vídeos mostraram (sabiamente) imagens que estão no início do filme. Portanto para mim, e acredito que para todos os que acompanharam o desenvolvimento da produção, todo o frescor e “descoberta” que teria ao ver o filme pela primeira vez acaba neutralizado. Talvez por isso minha impressão de “lentidão” na primeira parte do filme. Um dilema pra quem produz conteúdo: ver ou não ver… eis a questão!
O filme engrena de todo quando os protagonistas (naquele momento antagonistas) são obrigados a se unir e entrar para a fraternidade Oozma Kappa, participando dos Jogos do Susto. Aliás, cada uma das provas dos Jogos do Susto é melhor que a outra.
A melhor sequência de Universidade Monstros é a da prova que ocorre na biblioteca. Timing, personagens e animação… tudo perfeito. =)
A história, muito bem construída, tem um ponto de virada incrível logo após o término dos Jogos do Susto, apesar de ter achado o desfecho da trama principal um pouco morno, mas que acaba sendo compensado pela transição final dos protagonistas para o segundo (primeiro) filme. Transição essa muito bem realizada, diga-se de passagem, com toneladas de surpresas e referências para os fãs de Monstros S.A.
Um quesito me incomodou um pouco no filme. Achei as cenas nas aulas do curso de susto e as noturnas, um pouco escuras demais, perdendo muitos detalhes. Mas atribuo isso aos óculos 3D e à projeção na sala onde vi o filme. Espero ver o filme uma segunda vez, sem o 3D, e assim clarear essa minha impressão.
Aliás, falando em 3D… é bacana ver o filme em 3D, mas não diria que é imprescindível. Acho que o curta “O Guarda-chuva Azul”, exibido antes de Universidade Monstros, tira muito mais proveito da tecnologia de exibição em 3D, que o longa-metragem de Mike e Sulley.
Como disse o amigo Jota do Blog do Jotacê, Universidade Monstros fica um pontinho abaixo de Monstros S.A., mas demonstra que o estilo Pixar que tantos gostam, está de volta! =)
Pra terminar umas pequenas observações (também) pessoais sobre Universidade Monstros.
• Gostaria de ter visto mais do Curso de Estudos Aquáticos, MUITO LEGAL!!! Aliás, gostaria de ter visto beeem mais das instalações da Universidade Monstros! Belíssimo campus!
• Os cards dos créditos finais!!! *-*
• As caracterizações das fraternidades e a cena da festa dos Jogos do Susto são excelentes!
• Além de não ver a bola da Pixar e a caminhonete do Pizza Planet, também não consegui ver os dinossauros de The Good Dinosaur/O Bom Dinossauro, próximo longa-metragem da Pixar, que será lançado em 2014.
• A cena após os créditos finais é MUITO LEGAL! Na sessão onde eu estava apenas eu, uma amiga e o funcionário do cinema assistimos.  Fiquem no cinema até o final dos créditos!

• E a vontade grande de acompanhar as histórias e aventuras de Art, Terri e Terry, Squishy e Don Carlton na Universidade Monstros?

• Eu preciso de um boné da Universidade Monstros! E vocês?! =)
O bom de tudo isso é que, com certeza, fica a vontade de rever Universidade Monstros, relaxar e aproveitar ainda mais a experiência! =)  Parabéns Dan Scanlon! Kori Rae! e todos da Pixar Animation Studios! =)

Você pode gostar...