Valente | Artes Conceituais

Para o desenvolvimento de um longa-metragem de animação é preciso e necessário a criação da linguagem, do ambiente e dos personagens, muito antes de iniciar-se propriamente a etapa de animação. Claro que temos de lembrar que normalmente uma história começa do zero. Tudo que se vê na tela tem de ser criado e construído.

Após a definição do argumento do filme,  a definição dos perfis dos personagens e pelo menos uma versão inicial do roteiro, são desenvolvidas as artes conceituais que servem de guia para a construção desse “universo”.

Em uma produção como “Valente/Brave”, é comum que uma equipe realize pesquisas para “aprender” a construir esse ambiente de uma maneira crível. Uma equipe viajou até a Escócia e aprendeu sobre aspectos culturais, históricos e geográficos daquela região. Tiveram aulas de arco e flecha, observaram de perto as condições climáticas, a fauna e a flora local. Tudo para transpor para as telas o máximo possível da história com riqueza de detalhes. Nessas viagens, registram tudo o que podem com videos, fotografias e toneladas de desenhos. Tudo isso ajuda no desenvolvimento e no aprimoramento das artes conceituais do filme.

Arte conceitual por
Tia Kratter (Diretora de Arte de Sombreamento)
e Matt Nolte (Diretor de Arte de Personagens)

As artes conceituais também são extremamente necessárias para a construção dos aspectos físicos e estéticos das personagens. Aos poucos a equipe de desenvolvimento de personagens vai ajustando as características de cada um dos personagens, de acordo com a personalidade concebida pelos diretores e roteiristas.

Arte conceitual por
Matt Nolte (Diretor de Arte de Personagens)

É interessante percebermos que no decorrer da pré-produção do filme alguns personagens podem ter características alteradas, com o amadurecimento e a definição do roteiro. Esse é o caso da imagem com os Lordes e seus filhos, principalmente nas características dos jovens dos clãs Macintosh e McGuffin.

Compilamos aqui uma série de artes conceituais dos personagens e cenários de Valente.

No parque temático Hollywood Studios, na Florida (Estados Unidos) está em exibição uma exposição com artes conceituais e esculturas de Valente/Brave, que nos mostra como a preocupação com a riqueza de detalhes é uma constante nas produções Disney•Pixar.

As fotos da exposição, que publicamos aqui, são da amiga e designer gráfica Paula Mattos. Obrigado Paulinha!

_________________________________________
Todas as imagens são de propriedade©Disney• Pixar. 
Todos os direitos reservados.
All images©Disney• Pixar. All rights reserved.

Você pode gostar...

Sem Resultados

  1. P@h disse:

    De nada, amigo! Um prazer e uma honra poder contribuir!
    Adorei a matéria!

    Bjks!