Bao | O novo curta da Pixar
Esta semana foram divulgados os primeiros detalhes sobre Bao, o novo curta da Pixar Animation Studios que antecederá Os Incríveis 2 nos cinemas.
O nome do curta, Bao, vem do prato da culinária oriental o Zheng Bao ou Baozi. Um tipo de pãozinho/bolinho recheado, que é cozido no vapor. =) Delicioso, né?! E a expressão também pode significar “tesouro”.
A história gira em torno de uma mãe chinesa que está deprimida, por estar passando pela chamada síndrome do ninho vazio (quando os filhos crescem e deixam a casa dos pais), e tem uma nova oportunidade de exercer a sua maternidade quando os bolinhos que ela cozinha, ganham vida. Mas ela deve aceitar o fato de que nada na vida é fofo e pequeno para sempre.
E as duas primeiras imagens da produção foram divulgadas em matéria da EW.com (Entertainment Weekly), e você pode conferi-las aqui no Pixar Brasil Blog.
O curta-metragem tem 7 minutos e meio de duração (até agora a maior duração de um curta do estúdio), é dirigido por Domee Shi, que explica de onde partiu a ideia para o filme:
“Durante muito tempo percebi que a minha mãe me tratava como seu pequeno e precioso bolinho, querendo ter certeza que eu estava segura e que não quereria sair de casa… esse tipo de coisas. Eu só queria criar esse conto de fadas moderno, que contasse essa história como na fábula do homem biscoito (Gingerbread man).”
Quando Domee Shi começou à trabalhar no projeto as pessoas começaram a se interessar e a perceber que aquela história parecia com a história da vida delas também. Dessa forma elas queriam se juntar ao projeto.
A própria mãe de Domee, Ningsha Zhong, foi consultora do filme como “Mestra de bolinhos”, dando aulas para a equipe de animadores e efeitos da Pixar. Eles gravaram e acompanharam minuciosamente a maneira como Ningsha trabalhava e dobrava a massa do bolinho. Registraram como eram cortados e enrolados, ganhando um formato de “gotas”. Domee lembra: “Nós (basicamente) recriamos as tomadas das mãos da minha mãe e as usamos como referência para a animação.
Como todos os filmes do estúdio, a equipe técnica encarou seus próprios desafios. A produtora Becky Neiman-Cobb comentou, “Um dos nossos maiores desafios, e que deixou nosso departamento de efeitos preocupado, foi o recheio de porco dos bolinhos. Aquilo foi difícil. Aprendemos que existe uma linha tênue em parecer delicioso, apetitoso e parecer mal feito ou feito à grosso modo. Conseguir fazer com que os nossos bolinhos parecessem deliciosos foi um grande triunfo.”
Bao terá sua estreia mundial no Tribecca Film Festival, dia 21 de abril, na cidade de Nova Iorque (EUA). Nos cinemas, o filme que antecede Os Incríveis 2, chega às telas brasileiras dia 28 de junho de 2018; nos Estados Unidos o curta estreia dia 15 de junho.
Domee Shi | Dome Shi começou como estagiária na Pixar e foi rapidamente contratada como story artist em DivertidaMente. Trabalhou em O Bom Dinossauro, Incríveis 2 e Toy Story 4. Em 2015, apresentou várias ideias para curtas-metragens e não tardou muito para receber luz verde para escrever e dirigir Bao. Domee Shi nasceu na China e mudou-se com sua família para Toronto (Canadá) quando tinha 2 anos de idade.
Créditos
Diretora e Roteirista | Domee Shi
Produtora | Becky Neiman-Cobb
Fotografia | Patrick Lin
Editora | Katherine Ringgold
Compositor | Toby Chu
Produtores Executivos | Pete Docter e John Lasseter