Vem aí a D23 Expo Brasil

Esta semana a Walt Disney Company divulgou a realização, ainda neste ano de 2024, da primeira edição da D23 Expo no Brasil. E as redes sociais comemoraram muito… e com razão!

No início de dezembro passado, começou a circular uma notícia, divulgada pelo jornalista Renan Martins Frade em sua coluna Na Tela (Splash/UOL), de que a Disney havia decidido realizar a D23 Expo em São Paulo em novembro de 2024.

A D23 Expo é uma convenção bienal da Walt Disney Company, que apresenta atrações de seus estúdios (Disney, Pixar, Marvel, Star Wars), Parques e Resorts, que acontece desde 2009, na cidade de Anaheim (Califórnia) no Anaheim Convention Center, – ao lado do complexo da Disneylândia. Até o momento foram 7 edições realizadas: 2009, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019, 2022, e este ano de 2024 acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de agosto.

O evento também já foi realizado 3 vezes fora do território americano. Nos anos de 2013, 2015 e 2018 a Walt Disney Company Japan realizou a D23 Expo Japan no Toquio Disney Resort, complexo dos parques e hotéis Disney na capital do país.

Agora é a vez do Brasil que tem se confirmado como destino fundamental para a realização de eventos relacionados à cultura pop, como é o caso de sucesso da CCXP – Comic Con Experience, realizada desde 2014, pelo grupo Omelete.

A própria Disney participou de todas as edições da “maior comic con do mundo” principalmente e virtualmente (durante a pandemia), com pré-estreias de filmes da Pixar Animation como Viva – A Vida é uma Festa (Coco), em 2017; e painéis sobre Dois Irmãos – Uma Jornada Fantástica (Onward), em 2019; e Elementos (Elemental) em 2022, os dois últimos com presença do diretor Dan Scanlon e da produtora Denise Ream, respectivamente.

Desde a criação da D23 Expo em 2009, nos anos em que acontece a convenção a Disney diminui significativamente sua participação em outros eventos de cultura pop, como por exemplo a San Diego Comic Con (EUA). Ano passado aqui no Brasil, ocorreu o mesmo na CCXP, talvez como estratégia já para o lançamento e apresentação da D23 Expo Brasil.

Minha experiência na D23 Expo

Em 2015, tive a experiência de ir pela primeira vez aos Estados Unidos e nessa viagem conhecer a Disneyland, que comemoro seus 60 anos, e participar da D23 Expo. Até chegar ao Anaheim Convention Center na manhã da abertura do evento, eu não tinha a menor ideia da dimensão do evento. 

Tudo tinha grandes proporcões… cheguei ao local por volta das 7h da manhã e já havia uma fila impossivel de dimensionar. Para coroar a entrada e abertura do evento o balão inflável gigente do Buzz Lightyear, utilizado no desfile de Ação de Graças em Nova Iorque no ano de 2013.

Na fila, junto comigo um sem número de cosplayers de personagens Disney, Pixar, Marvel e Star Wars. Todos prontos para aproveitar os 3 dias de evento… com opções para todos os fãs dos estúdios e produções da Walt Disney Company.

Há painéis principais, como os que acontecem no Palco Thunder da CCXP, que acontecem nos 3 dias de evento… e vários painéis e apresentações em espaço “secundário”… mas de grandeza e importância equivalentes ao espaço principal.

Por exemplo assisti no espaço principal, a apresentação da Disney Animation e da Pixar Animation. Naquele ano a Pixar anunciou a primeira imagens de Viva – A Vida é uma Festa , um teste de animação de personagens e iluminação. Divulgou que teríamos Toy Story 4 e mostrou duas cenas de O Bom Dinossauro, que etrearia nos cinemas americanos em novembro daquele ano e em janeiro de 2016 no Brasil. Ao final do painel uma apresentação de Randy Newman, ao piano cantando Amigo estou aqui (You’ve got a friend in me), com a presença dos personagens de Toy Story e John Lasseter, comemorando 20 anos do lançamento do primeiro filme.

Entre os painéis que assisti nos espaços “secundários” estavam um painel intitulado Conversando com os criadores e a emoção por trás de Divertidamente com Pete Docter (diretor), Jonas Rivera (produtor) e Phyllis Smith (atriz e voz original de Tristeza). Outra apresentação foi a Disney in Concert: Silly Symphonies (Sinfonias Ingênuas), onde além de ouvirmos um pouco as histórias da criação desses clássicos animados pelo historiador e especialista Leonard Maltin, uma orquestra tocou ao vivo as trilhas sonoras dos curtas-metragens.

Fora as dezenas de paineis e apresentações nos auditórios e salas, o Show Floor apresentava os estandes dos estúdios, com atividades e palestras especiais, havia distribuição de brindes e exposições especiais das produções. No estande da Pixar Animation Studios havia, por exemplo, pequenos workshops com artistas do estúdio como Albert Lozano (que falou sobre a criação de personagens de Divertidamente e ensinou a desenhar o Bing Bong e o Unicórnio. Já o escultor Greg Dykstra fez uma demonstração sobre os dinossauros de O Bom Dinossauro.


Havia ainda diversas lojas com produtos exclusivos da convenção e estandes de demonstração de produtos, lançamentos e o que está sendo produzido, como foi naquele momento, figuras 2.0 do Disney Infinity.

Em resumo, um evento incrível e indescritível que acontece por 3 dias… o sonho de todo fã do Universo Disney.

Os indícios do investimento da Disney no Brasil.

Em 2021, aconteceram em São Paulo e no Rio de dois grandes eventos relacionados à Pixar Animation, até então inéditos no país. Aliás um deles era totalmente inédito… e teve sua estreia mundial por aqui. 

O Mundo Pixar foi o primeiro evento da Pixar Animation Studios, totalmente inédito, a acontecer fora dos Estados Unidos. Realizado no estacionamento do Shopping Eldorado em São Paulo, um formato até então nunca executado pela Walt Disney, um misto de exposição com experiência interativa, onde o expectador passeava por cenários de prduções célebres da Pixar Animation, como se estivessem dentro das animações. Up, Procurando Nemo, Toy Story, Divertidamente, Carros, Soul e Incríveis estavam entre os espaços interativos da mostra. Ao final, para coroar a experiência, uma megaloja com diversos produtos exclusivos, especialmente desenhados no Brasil.

Já o Pixar in Concert trouxe para São Paulo e Rio de Janeiro, a experiência já consagrada pelo mundo, de ter uma Orquestra Sinfônica executando Ao Vivo a trilha sonora de diversos filmes do estúdio enquanto as cenas são exibidas. Uma experiência única e emocionante.

Os dois eventos foram sucesso de público, com ingressos esgotados durante suas temporadas. 

Tanto sucesso que o Mundo Pixar ganhou uma edição em 2023 no Rio de Janeiro e também em Porto Alegre. Também sucesso de público por onde passou.

E, no caso do Mundo Pixar, que era até então um formato exclusivo para a Disney, foi produzido também na Espanha e estará em cartaz na capital Madri desde dezembro de 2023, até abril deste ano. O México também ganhou o seu Mundo Pixar, em cataz até meados de fevereiro deste ano. Um sinal que o formato realmente funciona e será replicado ao redor do mundo.

O que vem por aí!

Como os produtores e estrelas que vem para o Brasil sempre dizem… Não há público mais efusivo, feliz e dedicado que o Brasileiro. Assim sendo e com todo o sucesso comercial e de público percebidos com o Mundo Pixar (Exposição e Loja) e Pixar in Concert por aqui, só podemos esperar uma D23 Brasil dos nossos sonhos, né?

Enfim… o que dizer que teremos a maior convenção da Disney acontecendo aqui no Brasil, em São Paulo, em novembro deste ano. Certeza que vejo vocês por lá!

Você pode gostar...