Festival de Annecy 2023

Annecy Festival 2023 Logo

Definitivamente está dada a largada para a retomada de nossas vidas normais, ou quase isso. Depois desses últimos tempos da pandemia de COVID, que afetaram a todos (não se esqueçam de estar com as vacinas [todas] em dia) o ano de 2023 é um ano de tentarmos colocar tudo em dia… mesmo que dentro de uma nova realidade.


O Festival Internacional de Animação de Annecy, o mais importante do mundo, comprova isso com hordas de visitantes à pequena cidade do sul da França.

Já no primeiro dia, no domingo, quase todos os eventos e exibições que precisam de reserva (99,9% de todo o festival) estavam esgotados. Quem não conseguir reserva, pode tentar a sorte chegando cedo ao local da sessão e tentando a sorte. (Se vc for um dos primeiros… é até tranquilo). Mas cuidado com as sessões concorridas, pois a fila de espera pode ser gigante.


Este ano estou aqui na França para conferir o Festival e o MIFA (que é o evento de mercado e negócios de animação), e posso dizer que é uma loucura. =D

O Festival e o MIFA ficam afastados, fazendo que os participantes regulares e a indústria de animação fiquem um pouco mais distantes. Quem tenta transitar entre os dois polos principais de Annecy são os estudantes e os jornalistas em sua maioria.

Por aqui o Festival é coisa séria… Não apenas as exibições e competições. Annecy é um grande Hub Mundial para os estúdios e produtoras se conectarem com futuros compradores e parceiros, bem como uma oportunidade para os estudantes e estúdios se encontrarem. Estudantes e Produtoras viajam de todo o mundo (principalmente de toda a Europa) para cá. Enfim… Um lugar para ver e ser visto (também serve para os filmes). =)

Este ano a Pixar Animation Studios participa diretamente de 3 eventos. Na sexta-feira (16 de junho) acontece uma grande sessão de exibição de Elementos (Elementaire por aqui), com a presença do diretor Peter Sohn e da produtora Denise Ream. Nessa sessão que acontece na Grand Salle Bonlieu, também será apresentada a série de longa duração da Pixar, Ganhar ou Perder (Win or Lose), para o Disney+.

Logo após ao início da sessão de cinema no Peter Sohn e Denise Ream participam de uma sessão de autógrafos aqui no festival. Ambos os eventos serão muito concorridos… principalmente pq são simultâneos. (Como grande parte das coisas por aqui).

O terceiro evento é uma confraternização da Disney Animation, Pixar Animation e Disney Brandes Television, com um churrasco, no final da tarde de sexta-feira.

=)

Voltamos com atualizações assim que possível e acompanhem a visita ao Festival de Annecy no nosso Instagram @pixarbrasilblog