Do esboço ao susto: Universidade Monstros

É um longo caminho do storyboard ao frame final! Cada cena de uma produção da Pixar passa por um intenso processo de experimentação e desenvolvimento até chegar ao visual certo, com cores definidas e esquema de iluminação. Confira todas as etapas percorridas no processo de produção de uma animação – o que muda e o que permanece desde o rascunho inicial no departamento de História até o frame final exibido na tela grande. Então vamos conferir cada uma das etapas do processo de produção de Universidade Monstros, o 14º longa-metragem da Pixar Animation Studios.
Departamento de História/Roteiro
Dean Kelly, artista do Departamento de História/Roteiro, desenhou este storyboard para ajudar aos demais artistas e animadores a pré-visualizar a ação nesse momento específico do filme. Os artistas do departamento de história/roteiro criaram mais de 227.240mil storyboards para Universidade Monstros. O maior número de storyboards já produzido em toda a história da Pixar, ao longo de 14 longa-metragens.
Departamento de Arte
Uma vez que a sequência de acontecimentos está definida no roteiro, é o Departamento de Arte que irá definir o estilo e a ambientação da cena. Por meio de artes conceituais, artistas como Shelly Wan exploram iluminação, texturas e “clima” dos personagens e locações.
Modelagem
Depois, os diretores técnicos criam os personagens e cenários/ambientes no computador, em um processo conhecido como Modelagem. Na modelagem, serão definidas as formas, texturas, cores e materiais que serão aplicados nos personagens e objetos.
Layout
Na etapa de layout da animação, uma câmera virtual é incluída na cena. Os personagens e os cenários são posicionados de acordo com as câmeras para poderem “atuar”. A fotografia do filme é definida nessa etapa de layout.
Animação e Simulação
Com os personagens devidamente posicionados em cena, o Departamento de Animação tem que animar os personagens principais e os secundários e adicionar texturas e cores às roupas e adereços. A cena apresenta centenas de personagens ao fundo, que são animadas pelo departamento de “multidões”.  O Departamento de Simulação projeta movimentos realistas para os personagens, pelos e roupas por meio de simulação computadorizada, para que tudo possa se mover de maneira natural e crível quando os personagens se movimentem em cena.
Iluminação
A última etapa do processo de animação acontece quando o departamento de Iluminação integra todos os elementos dentro da imagem final. A iluminação é obtida no computador inserindo fontes de luz na cena para que personagens e objetos ganhem destaque e tornem-se visíveis, de acordo com a intenção da história. A iluminação é muito importante também para ajudar a definir o clima da cena. Universidade Monstros é o primeiro filme da Pixar Animation Studios a utilizar um sistema de Iluminação Global que permite resultados mais complexos e realistas. 

pixarbrasilblog

Site Brasileiro sobre a Pixar Animation Studios, seus personagens e produções. Criado em Abril de 2012 por Luis Saguar.

Você pode gostar...